quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Freeman e a onda do basta

Desculpem. Mas o vídeo viral do Morgan Freeman não quer deixar minha mente! 
Esse vídeo e os comentários sobre ele estão criando uma efervescência de ideias e perguntas na minha cabeça.

Numa postagem anterior eu já discuti o porque a argumentação do vídeo não se aplica a nossa realidade. Se aplicaria apenas a uma "sociedade ideal" onde, sendo as pessoas tratadas como iguais, não precisaríamos discutir racismo. Infelizmente, essa sociedade ideal não é a nossa! Aliás, ela nem sequer deve existir.

No entanto, embora esse equívoco me pareça bastante claro, o "boom" de compartilhamentos e a chuva de comentários nas redes sociais indicam exatamente o contrário. Muitíssimas pessoas se juntaram ao coro dos poucos segundos da entrevista do ator, pregando um basta a esse papo de consciência negra! Segundo a maioria dos adeptos a "nova" onda, é parando de falar sobre isso que teremos uma sociedade verdadeiramente justa e sem privilégios: onde a cultura negra não precisa ser comemorada, onde negros não precisam de cotas nas universidades e onde um personagem histórico negro não precisa ser homenageado por um feriado. Ou seja, uma sociedade brasileira exatamente igual a de algumas décadas ou até séculos atrás. Cada um ocupando o espaço que é seu por "direito e mérito".

Acho sinceramente impossível concordar com essa tal onda.
Primeiro, porque é uma lógica absurda acreditar que qualquer coisa deixe de existir quando paramos de falar sobre ela! Isso só deve valer na "História sem fim", aquele filme infantil da década de 80, em que o mundo mágico é devorado pelo temível 'Vazio'. Fora isso, não faz sentido algum!

Mas o que mais me intriga é tentar entender de onde vem essa indignação e esse grito de basta. Será que realmente já deu? Já falamos demais sobre a população negra e o racismo no Brasil?
Proponho um curto exercício mental. Tente se lembrar da ultima conversa sobre racismo que você teve em casa com a família, no trabalho, entre amigos. Quando foi que você discutiu o assunto com alguém? Não trapaceie. Compartilhar frases sobre cotas ou a foto daquela criança negra de olhos azuis no facebook não conta como discussão! E então? Quando e quantas vezes você se interessou o suficiente para ouvir, refletir, discutir a questão racial no Brasil?

Se você não trapaceou, você consegue reconhecer que este não é um assunto que discutimos com frequência. Falamos sobre os amigos, o(a) parceiro(a), o trabalho, o futebol, a novela... Não tenho nada contra isso. Aliás, faço o mesmo. Mas a questão racial é ainda um tema tabu na nossa mesa.
Portanto, esse "basta de falar sobre racismo" também não faz sentido! Nos posicionamos sem conhecer, sem refletir, sem discutir. Nos posicionamos repetindo os comportamentos que conhecemos porque isso é cômodo! Nos mantemos aquecidos e embalados pela nossa zona de conforto. E é assim, nos omitindo de fazer qualquer coisa, que queremos deixar as tudo como está (ou como era). 

As coisas estão bem pra você? Isso é bom. Mas se elas podem ficar bem pra todo mundo, é melhor ainda! E mais importante, não faz mal nenhum a você!

Se informe. Reflita. Discuta. Ensine seus filhos e alunos. 
Quem sabe a gente finalmente chega nessa sociedade ideal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário